sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A IMPORTANCIOA DA EDUCAÇÃO FISICA

O ser humano é por natureza um ser ativo e, portanto, quando lembramos da palavra "atividade" podemos relaciona-la com outra que é "movimento". Por definição, podemos dizer que o movimento humano é uma mudança da posição do corpo ou de segmentos corporais no espaço e no tempo através da aplicação de vários graus de força. O movimento sempre fez parte da vida do homem, porém, o acesso às novas tecnologias vem transformando o homem do século XX menos ativo em relação ao passado.

Essas facilidades dos tempos atuais trazem mais conforto e praticidade com menos esforço, sendo assim, a tendência é haver mais tempo para o lazer. Todavia, existem dois caminhos a seguir em relação a esse maior tempo para o lazer: entregar-se ao ócio e conviver com os problemas de saúde acarretados por tal estilo de vida, ou aproveitar esse tempo da forma mais saudável possível vivendo ativamente. O homem primitivo vivia pouco, envelhecia rápido, não preocupava-se com a conservação do corpo, ingeria poucas calorias e se alimentava mal, dava muito valor à sobrevivência, não possuía consciência ou responsabilidade sobre seu corpo e tinha a idade determinada pela passagem dos anos e convenções sociais.

A IMPORTANCIOA DA EDUCAÇÃO FISICA

A educação física deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias modalidades do mundo dos esportes e do fitness, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos no programa.

Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano. Mas, para que estes benefícios sejam notados é essencial manter uma regularidade nas atividades e desta forma, a meu ver, a aula de educação física deveria ocorrer pelo menos 3x por semana.

As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada série acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. Precisa existir uma relação teórica-prática na metodologia de ensino.

O professor tem de inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, dança, música, teatro, expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas, leituras de textos, trabalhos escritos e práticos, dinâmica em grupo, uso de tv, dvd, etc. O campo é muito amplo. Basta o professor ser responsável, ter seriedade e muita criatividade. Um trabalho bem feito deve estimular a longevidade com qualidade. 

Infelizmente muitos professores ainda desperdiçam o tempo da aula, dando uma bola aos alunos para que eles joguem futebol, vôlei, enfim, ou o que acharem melhor. Há muitos profissionais que não se preocupam em motivar os alunos. Não planejam as aulas e não tem um objetivo ou finalidade pré-determinada da aula. A educação física não se resume a correr, brincar, jogar bola, fazer ginástica...

A educação física deve sim, integrar o aluno na cultura corporal de movimento, mas de uma forma completa, transmitir conhecimentos sobre a saúde, sobre várias

modalidades do mundo dos esportes e do fitness, adaptando o conteúdo das aulas à individualidade de cada aluno e a fase de desenvolvimento em que estes se encontram. É uma oportunidade de desenvolver as potencialidades de cada um, mas nunca de forma seletiva e sim, incluindo todos os alunos no programa. Os alunos não devem acreditar que a aula de educação física é apenas uma hora de lazer ou recreação, mas que é uma aula como as outras, cheia de conhecimentos que poderão trazer muitos benefícios se inseridos no cotidiano. Mas, para que estes benefícios sejam notados é essencial manter uma regularidade nas atividades e desta forma, a meu ver, a aula de educação física deveria ocorrer pelo menos 3x por semana.

As aulas devem ser dinâmicas, estimulantes e interessantes. Os conteúdos precisam ter uma complexidade crescente a cada série acompanhando o desenvolvimento motor e cognitivo do aluno. Precisa existir uma relação teórica-prática na metodologia de ensino.

O professor tem de inovar e diversificar, pois o campo de trabalho envolve muitas atividades que podem ser trabalhadas com os alunos como jogos, competições, dança, música, teatro, expressão corporal, práticas de aptidão física, jogos de mímica, gincanas, leituras de textos, trabalhos escritos e práticos, dinâmica em grupo, uso de tv, dvd, etc. O campo é muito amplo. Basta o professor ser responsável, ter seriedade e muita criatividade. Um trabalho bem feito deve estimular a longevidade com qualidade.

A EDUCAÇÃO FÍSICA COMO FACTOR INDISPENSAVEL NA SAÚDE DO HOMEM

O homem atual vive mais, envelhece sem qualidade de vida, está aprendendo a cuidar do corpo, ingere muitas calorias e se alimenta mal, dá muito valor à aparência e admira os músculos, está adquirindo consciência e responsabilidade sobre seu corpo e tem a idade determinada pela aparência. A tendência para o homem do futuro é de viver muito mais, envelhecer bem devagar, cuidar muito bem do seu corpo, alimentar-se de forma individualizada e cibernética, dar muito valor à aparência e ao seu equilíbrio, ter consciência e responsabilidade sobre o seu corpo e determinar a sua própria idade. Segundo NAHAS (1993), Qualidade de Vida é um conjunto de fatores individuais e sócio-econômicos que caracterizam as condições em que vive o ser humano e Estilo de Vida é um conjunto de ações habituais que refletem as atitudes e os valores individuais. Pode parecer que esse conceito de estilo de vida ativo é uma coisa muito recente. Porém, HIPÓCRATES (460-377 AC) citado por PHILLIPS et al (1996), dizia que: "De maneira geral, todos os segmentos corporais que possuem alguma função, se usados de maneira moderada e exercitados em trabalhos que estejam acostumados, se tornam mais saudáveis e bem desenvolvidos, além de envelhecerem mais lentamente. Mas, se permanecerem sem uso e ficarem preguiçosos, se tornam predispostos a doenças, não se desenvolvendo com plenitude e envelhecem mais rapidamente". Sabiamente, o pai da medicina naquela época mostrava a necessidade de adquirirmos hábitos saudáveis de vida.

Muitos sintomas de algumas doenças são conseqüências de estágios avançados de maus hábitos de saúde como quantidades de gordura não compatíveis com os limites admissíveis, deficiências em relação ao desempenho motor e tabagismo. Isso pode acarretar as disfunções crônico-degenerativas que se instalam a longo prazo, as chamadas doenças silenciosas, como hipertensão arterial, hipercolesterolemia, diabetes mellitus e algumas cardiopatias. Portanto, saúde não é apenas a ausência de doenças e enfermidades e sim um estado de completo bem estar físico, mental e social (OMS, 1978). Níveis satisfatórios de saúde podem ser alcançados através da prática de hábitos simples..

Os programas de exercícios físicos que envolvem esforços de baixa e moderada intensidade são recomendados e provocam adaptações fisiológicas relacionadas a melhoria e a manutenção do estado de saúde. Fazer exercícios físicos e cuidar da alimentação é o melhor meio de envelhecer de maneira saudável. A inatividade física está relacionada com a maioria das doenças crônico-degenerativas. O único método até hoje cientificamente seguro de manter o homem que está envelhecendo biologicamente mais jovem do que corresponde a sua idade é o treinamento corporal (WEINECK, 1991). Sendo assim, nós vivemos em um Centro de Aptidão Natural aberto 24 horas por dia, equipado com quilômetros de pistas de corrida e caminhos para pedalar, lagos e oceanos, parques para caminhar e também algumas colinas para trabalhar nossos músculos. A taxa de associado é a boa saúde e o tempo precioso. Na verdade, nós temos tempo livre para apreciar a vida. Tenha algum tempo para curtir essas facilidades.

CONCLUSÃO

Todos nós sabemos da importância de fazer uma atividade física e de se manter ativo. Mas isto deve ser trabalhado já na infância, aliando a educação física à educação moral e intelectual, formando o indivíduo como um todo.

Infelizmente muitos professores ainda desperdiçam o tempo da aula, dando uma bola aos alunos para que eles joguem futebol, vôlei, enfim, ou o que acharem melhor. Há muitos profissionais que não se preocupam em motivar os alunos. Não planejam as aulas e não tem um objetivo ou finalidade pré-determinada da aula. A educação física não se resume a correr, brincar, jogar bola, fazer ginástica...

BIBLIOGRAFIA

www.slideboom.com/.../A-importância-da-educação-física-para-o-ser

www.efdeportes.com/.../educacao-fisica-escolar-expectativas-importancia-e-objetivos.htm

br.monografias.com/.../atividade-fisica.../atividade-fisica-adolescencia.shtml

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